quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DESENVOLVIMENTO FETAL ::: Mas afinal, o que o feto percebe? :::

As experiências sensoriais do feto são rítmicas e cíclicas, mediadas pelos ritmos diários da mãe, sendo também coordenadas e integradas em um esquema padronizado e previsível.
São, portanto, adequadas ao seu desenvolvimento e estão em conformidade com a visão atual, segundo a qual o feto é um participante ativo com o meio.

Desenvolvimento Fetal


O sistema tátil é o primeiro sistema sensorial a se desenvolver.

7ª semana de gestação, um toque leve sobre a região do lábio superior/nariz do feto faz com que ele afaste a face do estímulo.
11ª semana, já existe sensibilidade tátil na face, palmas e plantas dos pés.
15ª semana, já se estendeu para o tronco e parte proximal dos membros
20ª semana de gestação a sensibilidade tátil já é funcional em todo o corpo.
Com 15 semanas, já é capaz de sugar o dedo e logo depois explorar a superfície da placenta e do útero.
Com 19 semanas, as mãos exploram, além da cabeça, o tronco e os pés.
Desde 29 a 32 semanas, o sistema olfativo, segundo sistema a se desenvolver, pode exibir respostas de sucção (34 semanas) ou de acordar frente a odores agradáveis e respostas de fuga para odores aversivos.
O Recém Nascido, a termo, possui discriminação olfativa para o odor do leite humano e pode demonstrar aprendizado olfativo associativo nas primeiras 48 horas de vida.
A deglutição está presente desde a 12ª semana, permitindo com 30 semanas a percepção do flavour (sabor) do líquido amniótico que terá algumas semelhanças com o do leite materno favorecendo sua futura aceitação.
O quarto sistema a amadurecer é o auditivo.
Dentro do útero, é exposto a um ruído basal de 28dB (sons vasculares e ruídos digestivos) ao qual se superpõem (em +25dB) os batimentos cardíacos e a voz materna.
O feto encontra-se bem protegido dos ruídos externos, uma vez que a parede uterina e o líquido amniótico reduzem até 35dB os sons intensos (>500Hz), e a audição, apenas pela via óssea, acarreta uma diminuição adicional de 30dB.
O feto apresenta respostas de piscar ou de susto a partir de 25 a 28 semanas e respostas de atenção e alerta (de forma consistente) a partir de 32 a 34 semanas.
Com 35 semanas de gestação, consegue discriminar sílabas simples como BI e BA, próximo ao termo discrimina sons silábicos como BABI e BIBA. Têm preferência por músicas escutadas freqüentemente durante a gestação e pela voz materna em relação a outras vozes femininas.
O sistema visual é o último a se desenvolver, grande parte de sua maturação acontece após o nascimento, através da interação com o meio.
Com 26 a 30 semanas, já podem ser obtidos potenciais evocados visuaisindicando assim percepção cortical da luz.
Apenas 2% da luz ambiente penetra no útero, predominantemente no comprimento de onda do vermelho, com variação dia/noite. O feto fica exposto a pouca luz.
Com 34 semanas, já segue uma bola de lã vermelha e com 37 semanas gira os olhos em busca de uma luz suave.


Dra. Luciana Sanged Portella
Terapeuta Ocupacional - Clínica Stimuly >>> parceira da Lit Moda Gestante
Crefito3/4310-TO