segunda-feira, 3 de outubro de 2011

AMAMENTAÇÃO :::

A amamentação favorece um adequado desenvolvimento do sistema estomatognático (boca, língua, bochechas, mandíbula, etc). Quando o bebê suga o seio materno ele abocanha a maior parte da aréola, realizando uma pressão negativa intra-oral e succionamento, fundamentais para manter o bico do seio alongado dentro da cavidade oral, desencadeando a sucção. A língua permanece na base do seio, realizando movimentos peristálticos (de frente para trás e ondulamento), juntamente com a movimentação da mandíbula, propiciando a transferência do leite do seio para a boca.

            Alguns reflexos orais auxiliam o bebê neste processo, sendo eles:
·         Procura: estimulando os cantos da boca do bebê ele vira o rosto à procura do estímulo, seguido de ampla abertura bucal;
·         Sucção;
·         Deglutição;
·         Mordida (apreensão fásica): Bebê realiza pressão nas gengivas e movimentação mandíbular, fundamental para ordenha do leite do seio;
·         Náusea (GAG): aparece quando tocamos na porção mais posterior da língua.

Durante o aleitamento materno, o bebê é capaz de coordenar adequadamente a sucção, a deglutição e a respiração.
A maior parte dos músculos da face é utilizada enquanto o bebê mama, favorecendo um desenvolvimento adequado do tônus muscular. Ao sugar, a movimentação da língua já trabalha de forma a prepará-la para que, futuramente, a criança adquira corretamente os sons da fala. Sugando, o bebê realiza movimentação rítmica da mandíbula (“abrindo e fechando”), estimulando seu crescimento e preparando-a para a mastigação.Portanto, amamentar estimula um adequado desenvolvimento do sistema motor oral, linguagem, fala, sistema auditivo, vínculo afetivo mãe-bebê, sendo fundamental para o desenvolvimento humano e proporcionando ao bebê saúde e qualidade de vida.
            


O Ministério da Saúde e a UNICEF recomendam o aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida e até 2 anos como complementação.



Marina R. Marques Wood - Clínica Stimuly Núcleo de Terapias Integradas ::  Parceira da Lit Moda Gestante
Fonoaudióloga
CRFª 12329/SP
11 - 45863674